Festival Digital de

Conteúdo Popular

INSTRUÇÕES E DICAS PARA PARTICIPAR DO FESTIVAL

 

Dados corretos e o primeiro conteúdo pronto para a inscrição.

Para te inscreveres precisas de enviar o teu  primeiro conteúdo, além de preencheres corretamente todos os teus dados.

 

Fique atento ao teu e-mail!

Antes de serem publicados,  todos os conteúdos passam por um processo de aprovação depois é enviado por e-mail com um link  para a tua página e assim podes enviar para todas as pessoas que conheces (vê a seguir às dicas como podes fazer isto!)

 
De seguida apresentamos  as dicas essenciais para teres sucesso na produção e divulgação do teu conteúdo.


 

COMO PRODUZIR TEU CONTEÚDO

 

1. Perfil (Mini bio): Preenche o texto da mini bio, é no fundo, uma pequena biografia tua, assim o público pode conhecer-te melhor. Conta um pouco sobre ti, sobre o que fazes profissionalmente e sobre o talento que apresentas no teu conteúdo.


2. Para todos os conteúdos - planeamento: qualquer assunto e formato que tu escolheres será atractivo desde que você conheças o tema e organizes tudo muito bem. Mesmo que o teu forte seja contar piadas,  podes por exemplo, fazer um vídeo contando as piadas, mas fazendo uma ligação com outros assuntos 


3. Tipos de conteúdo: Existem três possibilidades de formatos para o teu conteúdo: 

 

Texto:  Precisas de  incluir pelo menos 1 imagem na tua página. Essa imagem pode ser uma fotografia relacionada com o  texto, um desenho ou mesmo uma fotografia tua. Exemplos: receitas podem ter fotografias do prato pronto, poemas podem ter uma fotografias de uma paisagem, um conteúdo educacional pode ter uma imagem ilustrativa como gráfico. 

 

Dicas para conteúdos em texto:

 

a. O tamanho da imagem faz diferença: o tamanho ideal da tua foto é no mínimo 930 x 360 pixels. Mas se não conseguires uma imagem neste formato, não há problema, basta colocar um link no máximo com 3 imagens do Instagram e faremos uma montagem. 

b. Se precisar, use bancos de imagem grátis: se não tens imagem próprias para ilustrar o teu texto, existem alguns bancos de imagens que podem ajudar como o pexels ou unsplash.

 

Imagem:o ideal é que apresente uma legenda para e informe em que localização as pessoas podem ter acessos a outras imagens tuas. Exemplos: artistas plásticos, pintores, fotógrafos, ilustradores, designers e outros artistas podem e deverão incluir pelo menos uma imagem na página e podem incluir no texto o link para uma galeria nas redes sociais ou mesmo o link para o portfólio online.

 

Dicas para conteúdos em imagem:

 

a. Galeria nas redes sociais: galerias nas redes sociais funcionam muito bem. Podes compartilhar o link para o teu perfil, ou se preferires o link directo para o álbum, galeria ou mesmo um post específico.

 

b. Portfólio: apesar da palavra parecer difícil, aqui portfólio é um local onde podes disponibilizar os teus  trabalhos para que as pessoas em geral lhe possam ter acesso (geralmente via internet). Uma dica interessante é usar o Pinterest para fazer isso, mas se tu quiseres aproveitar esta oportunidade para montar um portfólio ainda mais profissional, confere essas dicas aqui.

 

 

Vídeo: se o teu conteúdo é um vídeo, poderás incluir no texto do conteúdo outros links como links de redes sociais ou links para o teu perfil no Youtube. Exemplos: guias turísticos podem apresentar ‘virtualmente’ locais turísticos através de fotografias e colocar no texto os links para galerias dos seus perfis nas redes sociais com fotografias e vídeos dos locais comentados no vídeo, aulas de costura (ou bordado, renda, malha) podem ser enriquecidas com links dos perfis nas redes sociais para dar a conhecer mais do trabalho, professores podem criar vídeos de aulas e incluir no texto links com referências a conteúdos complementares.

 

Dicas para conteúdos em vídeos: 

 

Dá o teu melhor desde o ínicio: Para manter a atenção do público e fazer com que o teu vídeo seja visto até o final, aproveita os primeiros 10 segundos para te apresentares e contar o que vais fazer.

Exemplo: “Olá eu sou Carolina, professora de inglês e neste vídeo vou apresentar três dicas importantes para quem quer começar a falar inglês.”

Não faça um vídeo muito longo: um vídeo muito longo tem menor probabilidade de ser vistos até o final, e lembre-ta que fazer uma ‘série’ de vídeos de 5 minutos cada podem funcionar melhor que um único vídeo de 15 minutos.

Use criatividade, humor e ‘assistentes’: se pretendes falar no teu vídeo, uma boa dica para deixar o teu vídeo mais criativo é incluir um outro elemento diferente. Cria o teu próprio  bordão (para saber o que é veja uma lista aqui) ou pede ajuda a um assistente, que pode ser o teu irmão, mãe ou mesmo um objeto, como a colher de pau da Nathália Arcuri (que toda a gente na Gooders Brasil adora - vê este vídeo se ainda não a conheces).


 

COMO DIVULGAR SEU CONTEÚDO

 

Use toda a tua en energia! No e-mail de aprovação do teu conteúdo enviaremos o link para a tua página no Festival. Partilha o teu link em todos os lugares: WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Tiktok, Tinder (hahaha)... Qualquer contato que tenhas é válido para te ajudar a divulgar a tua página aos 7 cantos do mundo!

 

1. Vídeos - não te esqueças de colocar o link da tua ação no Youtube:  Caso alguém acabe por ver o teu  vídeo no YouTube, é importante que saiba como chegar a ti, coloca o link da tua ação Gooders na descrição do vídeo publicado no YouTube.

2. Coloque o link da tua ação Gooders na bio do Instagram: Esta é uma ótima forma de divulgares o teu conteúdo pelo instagram e ajudares as pessoas a chegarem à tua ação Gooders. 

 

3. Crie uma lista de transmissão no Whastapp: Abra o whatsapp e no menu (no canto superior direito) clica em ‘Novo envio’ e seleciona toda a gente.


4. Faça stories e atualize teu status do Whatsapp: faça um vídeo diferente todos os dia e chama os teus contactos para ver os novos conteúdos (ou seus conteúdos). E não te esqueças de referir o link para a tua página no Festival, ok?

Fazer o bem recompensa!

A Gooders é uma plataforma de engagement social, com recompensas reais, que fomenta negócios de impacto. A nossa missão é motivar a resolução de problemas sociais, recompensar as pessoas que fazem o bem e motivar o crescimento do pensamento social em larga escala. 

© 2020 por Gooders Impact.